quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Guarde um pouco de champanhe


A idéia da chegada de um ano novo, pelo menos para a maioria das pessoas, traz a idéia de mudança. Traz o desejo de mudança. Tanto que é super comum pessoas fazerem promessas de ano novo, assim como é comum que essas promessas não sejam cumpridas. Afinal, porque não cumprimos essas promessas de réveillon?

Talvez para responder melhor essa pergunta seja necessário que nos questionemos antes: no ano passado, quantas promessas eu fiz? Quantas eu cumpri este ano? Quantas eu deixei de cumprir ou mesmo deixei de tentar? Muito provavelmente o número de promessas não cumpridas será relevante, ou pelo menos maior do que aquelas que você cumpriu. (se não foi, meus parabéns).

É observando o contraste entre promessas feitas e promessas cumpridas que percebemos a falta de um fator essencial durante o resto do ano, que poderia determinar se você foi ou não bem no cumprimento de suas promessas. Afinal, durante o ano, onde foi parar aquela sua animação e esperança que você tinha no ano novo? Será que ela teria morrido diante da primeira promessa difícil de se realizar, ou teria morrido bem antes, no momento em que você acordou no dia primeiro?

A grande magia de Dezembro é o "espírito" que esse mês tem. A começar pelo natal, que em geral, ficamos bem mais generosos e fraternais neste dia, e o ano novo, onde nos enchemos de animo e esperança. O grande problema é que isso só parece acontecer nas vésperas de seus feriados. No dia 25 de Dezembro e no dia 1º de Janeiro estamos todos de ressaca (mortos de cansaço, se preferir) devido à grande festa da noite anterior.

Puxa, será que precisa ser aniversário de um profeta para sermos solidários? Será que precisamos trocar o calendário para termos esperança? É por isso que temos tantas promessas não cumpridas! O ânimo que tínhamos quando as fizemos morre logo no dia seguinte!

"Para se alcançar o sucesso é preciso ter a coragem do começo"

Por que comemorar apenas o ano novo? Vamos comemorar também todo dia novo! Afinal, qual a diferença do dia 1º de Janeiro para o dia 1º de Agosto? Se não houvesse calendário, ambos seriam dias iguais, com a mesma duração de tempo, com a mesma matriz de possibilidades.

Por fim, eu desejo que você tenha um realizado e gratificante 2010! Espero que você consiga cumprir suas promessas, ou, caso não faça promessa alguma, que você tenha orgulho da pessoa que se tornará no final deste ano que chega daqui a algumas horas.

Enfim, feliz ano novo! Feliz dia novo!

5 comentários:

  1. que engraçado, mais uma vez o seu pensamento se encontra com o meu. Conversando com um amigo meu na virada do dia 25 ele me falou estar triste e eu falei que eu pelo contrario estava muito feliz, pois ali estava o ar de mudança que eu tanto estava precisando e que como sempre mudará para melhor, ele meio indignado por eu estar tão histérica me fez a seguinte pergunta : se todos os anos, mudam e mudam pra melhor, concorda que era pra você estar sempre melhorando? mas você mesmo diz que esse ano não foi lá dos bons... e ai eu sem sequer pensar bem na resposta disse: ta ai o grande erro de todos, o ar de mudança vem, assim como a oportunidade para realmente mudarmos, e no começo até pode ser assim... no começo do ano, todos somos diferentes, mas ai vai chegando pro meio e o final, já estamos tão cansados e esgotados que queremos logo um novo ar de mudanças só para senti-lo novamente, crer nele e para que ele possa morrer depois de alguns meses... a maioria das pessoas, assim como eu, começam o ano empenhadas, estudam mais, trabalham com mais dedicação, são pais melhores, são mais educados, mas esse animo, esse desejo de mudar vai passando de acordo com o ano, e ai, quando nos vem o final de mais um ano, vemos como nosso ano foi chato, como foi repetitivo, assim como o anterior a ele, e o anterior ao anterior a ele... a mudança não está na virada e nem no ano novo, está na vontade das pessoas de fazer a diferença nesse ano que se inicia...
    enfim... como sempre seu texto me inspirou... obrigada por escrever tão bem, isso é um presente *-*
    eu amo você <3

    ResponderExcluir
  2. realmente, muitas vezes as pessoas só se deixam contagiar (tanto pelo ânimo da véspera quanto pela "ressaca" do dia seguinte) e acabam não levando a sério e nem pra frente a diferença que planejaram fazer. talvez seja porque criar expectativa é muito mais fácil - e divertido! - do que realizar.
    eu mesma estou pensando em criar uma "lista de afazeres" pra esse ano, mas só vou fazê-lo quando tiver certeza que vou me empenhar para cumprir.
    aliás, sua frase aí me lembrou outra...
    "Começar já é metade de toda a ação"
    que o começo desse ano seja o início de tudo o que você desejar pra ele, toolk :D
    :*
    ps; arrasou no texto *-*

    ResponderExcluir
  3. A data não é importante é só mais um dia comum endeusado pelo comércio e pelo marketing o importante é o espírito de renovação que as vezes é presente no dia e quase nunca no ano. Gostei bastante do texto porque foi um espelho de mim e de quase todo mundo, planejamentos que nunca aconteceram, planos inacabados, coisas do gênero. Eu realmente repensei minha postura diante desse novo ano.

    ResponderExcluir
  4. Thiago mais uma vez mudando a vida das pessoas. HSUIAHO' :x
    Desculpa a demora pra comentar, desde aquele dia que recebi sua msg só parei pra entrar no blog agora, perdao :x

    Sobre seu texto, eu penso nisso todos os anos. Desde pequena por vontade propria eu faco listas e mais listas prometendo diversas coisas desde aprender a andar de skate a parar de beber coca cola. A dois anos (tres agora *-*) nao faco mais lista porq percebi que a gente se acostuma a se acomodar, acostuma a se decepcionar todos os fins de ano por nao ter cumprido nada e ESQUECER a decepcao e nao fazer nada sobre isso. Nao escrevo mais listas, e nem participo de comunidades "coisas que ainda vou fazer antes dos trinta" nao sei se por medo da aventura, ou por medo da decepcao de nao ter lembrado de me aventurar. Seu texto me lembrou um filme que vi esses dias, chama-se "UP - altas aventuras", um filme lindo desses que a gente assiste e se identifica.

    Mais uma vez, está de parabéns, caro missionário. ^^ Espero que nesse ano voce domine o mundo e derrote o google. Acho que vc pode contar comigo pra qualquer aventura, parceiro. Té mais (:

    ResponderExcluir
  5. Eu faço listas mas eu costumo cumprir a maioria uahsuahsuahs

    ResponderExcluir

Faça parte desse texto. Comente!