terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Gradiente


Você teme ou já temeu o futuro? Não digo ter medo de um dia em específico, ou por um segundo pensar o quão ruim será viver em nosso planeta daqui a alguns anos, mas sim ter o constante medo de que o tempo passe. Quem já sentiu isso sabe que é terrivelmente angustiante, porém quem vê de fora percebe que é um medo meio ridículo. Mas afinal, se é ridículo, porque algumas pessoas insistem em senti-lo?

"O tempo é uma coisa relativa". Apesar de ser uma frase bastante conhecida, nunca vi alguém que a contestasse. Talvez porque, mesmo nos dias de hoje, até os cientistas mais renomados bambeiam e medem palavras para falar sobre isso. As definições para tempo sempre saem um tanto mirabolantes, psicodélicas e abstratas. Talvez porque o tempo seja exatamente isso: algo abstrato.
 
O tempo está em todo lugar. O tempo está ocorrendo agora. Apesar de existirem inúmeras formas de se medi-lo, o tempo pode correr mais rápido para uns que para outros. Apesar de só vivermos o presente, é o passado que nos dá a impressão de que vivemos alguma coisa. Se você procurar alguma definição mais exata sobre o tempo, provavelmente irá encontrar inclusive algo que fale sobre uma quarta dimensão, e provavelmente vai se perguntar que raios de cachimbo da paz o cara que disse isso fumou.
 
De qualquer forma, toda a definição ou teoria sobre o tempo parte da frase mencionada no início deste texto: "o tempo é uma coisa relativa". E, diferente da teoria da quarta dimensão, está é fácil de provar. Basta pensar no futuro, por exemplo! Já parou para pensar como o futuro pode ser tão bom ou tão ruim?

"Tudo vai passar"

É geralmente quando estamos numa faze ruim, com algum problema que nos incomoda dia a pós dia, que esta frase nos consola. Ou percebemos isso por conta própria ou alguém vem nos lembrar. O fato é que, quando não estamos numa boa fase, olhar para o futuro nos faz bem, pois ele nos dá a certeza de que tudo vai passar.

Porém e se o oposto acontecer? E se em um período de nossa vida em que estivéssemos sem quaisquer preocupações em mente resolvêssemos olhar para o futuro? É isso que causa o que mencionei no inicio desse texto! Passaremos a temer o futuro, pois ele nos dá a certeza de que tudo vai passar.
 
Não é um medo lá muito fácil de lidar. É angustiante pensar essa "paz" que você vive vai acabar. E a pior parte desse medo é que ele só desaparece quando você arranja algo mais para se preucupar, ou seja, quando sua paz acaba.
 
Porém, quem sente esse medo não deveria se sentir mal, pelo contrário! Em outras palavras, a pessoa só está com o medo que, no fundo, todos têm: o medo de não ser feliz. O grande detalhe da questão é que, neste caso, a pessoa está feliz! Apenas teme que isso acabe!

Não devemos ficar martelando em nossa cabeça que o que hoje nos faz feliz irá acabar um dia. Sim, isso é verdade, mas até isso acontecer nós teremos nos preparado. O tempo que tanto tememos não chegará de uma hora para outra, e sim por toda uma gradiente de momentos. Gradiente que irá nos preparar para tal tempo, e, quando ele chegar, não irá parecer aquela coisa horrível que tínhamos imaginado que seria.
 
Não devemos temer o futuro, pois a verdade é que ele nunca irá chegar! Afinal, se pararmos para pensar, não existe um passado ou um futuro, e sim um presente eterno.

2 comentários:

  1. Ficou bme profundo o texto a reflexão sobre o que é o tempo mas vc não se apegu sobre o medo do mesmo.

    ResponderExcluir
  2. não tenha medo do futuro, por mais que ele seja assustador nós estaremos juntos :D

    ResponderExcluir

Faça parte desse texto. Comente!