domingo, 20 de setembro de 2009

Bungee jumping


A vida é repleta de escolhas (oh, jura?). A todo o momento, temos de decidir entre duas ou mais opções. Porém, quando tal escolha possa influenciar boa parte do resto de sua vida, ficamos receosos em escolher a escolha certa. Afinal de contas, que escolha é essa?

Tememos a escolha errada, tememos o erro. Erros que podem ser desde traumatizantes a erros reparáveis. Há erros que percebemos na hora, outros só percebemos com o passar do tempo. Por mais que nos faça bem, que nos amadureça, ninguém gosta de errar. Dentre todas as nossas escolhas procuramos aquela que aparenta oferecer menos riscos. É ai que erramos.

O caminho lógico. Seria esse o caminho certo? Um caminho seguro? Se não for, é pelo menos a escolha mais aconselhada a nós para se seguir. Um caminho sem surpresas, sem grandes problemas. Um caminho que, teoricamente, vai ser melhor nós pegarmos.

Talvez por medo de cometer um grande erro, que às vezes nós até já cometemos no passado, pegamos esse caminho lógico. Caminho que tudo ocorre como planejado (ou perto disso) e, no final, parece não ter acrescentado nada em sua vida. Parece ter ficado apenas aquela curiosidade chata de como teria sido se você tivesse pegado o outro caminho. Será mesmo que era um caminho seguro o que você queria? Nós até tentamos nos enganar, dizendo que era o melhor a se fazer naquele momento, mas a verdade é que essa escolha "certa" nos impediu de aprender com uma escolha errada. Alias, talvez nem errada fosse! Se era ou se não era, jamais saberemos, afinal, não tivemos coragem de pega-lo.

A segurança omite a experiência. Temos que aprender, temos que errar! Temos que nos arriscar, nos atirar! Não vamos mais deixar de fazer algo só porque dizem que é ruim! Vamos ir lá e tirar nossas próprias conclusões! Pode ser que machuque, mas e dai? Cicatrizes são feitas com dor, mas são exibidas com orgulho.

Então vamos nos atirar, vamos viver! Erre quantas vezes for, mas não deixe de fazer nada pelo erro que já passou ou por medo do erro que virá. O errado não está no errar, mas sim em perder tempo olhando para o erro cometido no passado. Lembre-se que errar é algo gradativo, por mais que você se esforce, uma hora você irá errar. Então, pra que ter medo? Erre uma, duas, três vezes, mas não deixe de se arriscar, não deixe de fazer aquilo que tem vontade... não por medos ou traumas.

Afinal, você está aqui para viver ou sobreviver?

Um comentário:

  1. Afinal, você está aqui para viver ou sobreviver?[2]

    como sempre muito foda. Bato palmas õ//
    e a fã pergunta:
    Thiagoo, vc já se arrependeu por alguma escolha 'certa'?

    beijos (:

    ResponderExcluir

Faça parte desse texto. Comente!