domingo, 15 de novembro de 2009

Uma ironia nada patriota


Em geral, quase todos que vão ao meu blog me perguntam qual motivo que me levou a dar-lhe este nome. Não é por menos, 15 de Novembro é realmente um nome um tanto peculiar. E seguindo um belo de um clichê, vou explicar o motivo terrivelmente irônico de tal nome hoje, dia 15 de Novembro.

A ironia nisso tudo é que hoje é dia da Proclamação da República, e este não é o motivo de meu blog levar este nome. O fato hoje ser um feriado nacional, que em tese, foi criado para podermos exercer um pouco mais nosso lado patriota apenas aumenta a triste ironia do dia de hoje. Há exatamente um ano, nesta mesma data, ocorreria um assalto que resultaria na morte de Luis Alberto do Nascimento, aquele que por pouco menos de um ano trabalhou em nossa escola.

É na hora do almoço e do jantar que vemos na televisão pessoas no mesmo estado em que todos do colégio estiveram nos dias que sucederam ao assalto. Pessoas destruídas, acabadas, desiludidas. Pessoas que perderam seus entes queridos por um babaca qualquer que só consegue ganhar a vida tirando a de outras pessoas.

Olhando isso tudo pela TV, muitas vezes pensar que isso vai acontecer com um de nós parece distante e improvável. Tolice a nossa. Aquela semana deixou marcas ainda visíveis em todos nós. Lembro da revolta, da indignação, das lágrimas, e mais do que tudo, do silêncio. Do momento em que, pela primeira vez, todos do colégio deram as mãos num ato espontâneo e nos calamos. Foi com certeza a melhor forma de expressar o que sentíamos.

Foi neste sentimento de revolta e impotência que escrevi aquele texto que seria o primeiro meu com uma temática séria. Seria o mais elogiado, e aquele que eu mais teria orgulho, apesar de desejar nunca ter tido inspiração para escrevê-lo.

É difícil olhar para o jornal e perceber que nada mudou, que ainda hoje pessoas que trabalharam honestamente a vida inteira morrem de uma hora para outra, deixando a memória, as fotos, as lagrimas, e os filhos, que vão crescer sem um pai para se espelhar.

A morte do Luis é a maior prova de que nem sempre o mundo é justo. Se me permitem, vou deixar de lado o politicamente correto nas próximas linhas: Com tantas pessoas no mundo que não fariam falta alguma, há um ano morreu alguém que teve um funeral lotado de pessoas que buscavam algo bem mais nobre do que sua herança.

Hoje, se descobri que tenho um dom de escrever, e se um dia irei ganhar minha vida com isso, é graças a você Luis. E por isso, cada palavra que escrevo é dedicada à sua memória, a aquele que mostrou o quanto a falta de alguém a pode marcar presença em nossa vida.

Por fim, digo que este blog é uma homenagem a Luis Alberto do Nascimento, que com toda certeza mereceria algo melhor...

Infelizmente, o desejo por um mundo melhor quase sempre só vai às pessoas quando a desgraça lhes bate a porta.
E no dia 15 de Novembro de 2008, ela teria se encaminhado a minha...



-----


Para conferir o meu primeiro texto homenageando o Luis, clique aqui!

4 comentários:

  1. esse ficou ainda melhor que o outro, adorei *-* sem palavras ;x
    :*

    ResponderExcluir
  2. sem palavras ;x /2
    acho que vc disse bem o que muitos pensam! mt bom mesmo :) :*

    ResponderExcluir
  3. É tão ironico que chega a doer, né?
    Pq tem que ser assim?
    As pessoas que escolheram esse futuro pra gente eram idiotas gananciosos e agora a gente tá sofrendo as consequencias DELES - e o pior é que ninguém quer mudar, continuam a fazer merda jogando as consequencias para as gerações futuras...
    Continuam a lucrar sobre as costas dos que não lucram...
    Continuam a viver com nomes estampados em jornais e revistas sobre aqueles que morreram sem nome...
    Talvez a humanidade esteja quebrada mesmo.
    "Seres Humanos são a espécie mais avançada da Terra"
    Para onde, exatamente, estamos avançando?
    Para o quê, exatamente, estamos evoluindo?

    adoro seu blog ;-;

    ResponderExcluir

Faça parte desse texto. Comente!