sábado, 5 de dezembro de 2009

Arranhando alguma tradução


"Saudade: Do lat. solidate, soledade, solidão. atr. do arc. soydade, suydade com influência de saúde. sf.(a) 1. Lembrança nostálgica e, ao mesmo tempo, suave, de pessoas ou coisas distantes ou extintas, acompanhado do desejo de tornar a vê-las ou possuí-las; nostalgia.2. Pesar da ausência de alguém que nos é querido." O dicionário seria um livro bem mais grosso se mencionasse também o significado sentimental.

Para muitos, o inicio de dezembro quer dizer apenas uma coisa: Férias! O mês que jogamos tudo pro alto,  onde a única responsabilidade que temos é acabar com o tédio e desaprender a escrever.  Porém, para mim, este início de dezembro está tendo um gosto diferente, pois é neste ano que alguns de meus amigos se formam. Toda essa idéia de formatura deu a cada palavra dita um tom de despedida desconcertante. Deu ao tchau um tom de adeus.

É neste momento que vemos o quanto é injusta a vida acadêmica. Mudanças tão bruscas de rotina deveriam ser graduais. E se está sendo difícil para mim pensar nisto, imagine para nosso querido formando!

Saudade é um sentimento controverso. Nos faz chorar de tristeza pela falta da pessoa, e ao mesmo tempo de felicidade pela pureza de seu sentir. Ele nos ajuda no amor, pois é tal sentimento motiva a renovação da relação. Faz com que cada reencontro dos amantes se torne-se ainda mais importante, ainda mais aproveitado. Já na amizade a saudade torna-se inconveniente, pois ela expõe a distancia dos amigos. E expor a distancia destes é expor o problema que há nesta amizade. Afinal, não é em estar sempre ao lado um do outro que uma amizade se consiste?

A saudade é o único sentimento que se sente com sua real intensidade mesmo antes dele chegar. Um sentimento que faz o horizonte ter algum sentido, porque é nele a pessoa que você sente falta passa a estar.

É de saudade que este início de dezembro tem sabor. Da saudade que ainda não chegou. Da saudade de um amigo, da saudade de uma amante. E se tem algo positivo neste sentimento é que, assim como ele expos a distância, expos também a importância. Expos a sinceridade de meu sentir. Ao menos este cretino sentimento pode me mostrar o quão significante é a pessoa a qual sentirei falta. A qual já sinto falta.

Ah, saudade... Uma palavra sem sinônimos.

7 comentários:

  1. Lembrei dessa poesia - não fala exatamente sobre a saudade, mas sobre o desejar a pessoa perto, bem pertinho, tanto que...
    Transforma-se o amador na cousa amada,
    Por virtude do muito imaginar;
    Não tenho, logo, mais que desejar,
    Pois em mim tenho a parte desejada.

    Se nela está minha alma transformada,
    Que mais deseja o corpo de alcançar?
    Em si somente pode descansar,
    Pois consigo tal alma está ligada.

    Mas esta linda e pura semideia,
    Que, como o acidente em seu sujeito,
    Assim com a alma minha se conforma,

    Está no pensamento como ideia;
    E o vivo e puro amor de que sou feito,
    Como a matéria simples busca a forma.
    - Luís Vas de Camões

    ResponderExcluir
  2. Saudade é mesmo aquele sentimento que não dá pra definir direito, é simplesmente o aperto no coração ao lembrar daquele amigo que está distante, sentir o vazio daquela presença.
    Pior ainda deve ser prever a saudade, já saber que vai ficar triste, já senti-la antes mesmo de ter que sentir.
    :/
    Sempre que penso nessa palavra e nesse sentimeto (como pode um sentimento ser simplesmente uma sensação do vazio?), lembro que em inglês, essa palavra não existe, efetivamente - eles usam "miss", e quando dito "I missed you" eles querem dizer "Eu senti sua falta".
    Você sente falta de uma caneta que preste, das meias no lugar certo, das chaves que deveriam estar em cima da mesa. Não "sentimos falta" de alguém - temos saudade de alguém;
    E mesmo com essa coisa do latim e tal que você postou - "solidão" - também não é bem isso.
    É engraçado como a gente tem palavras pra coisas que a gente não sabe explicar, mas que se a gente disser essa palavra a pessoa já sabe bem qual sentimento é.

    OMG DESCULPA PELOS MEUS COMENTÁRIOS ENORMES!
    EU SEMPRE ME EMPOLGO! XD
    (é culpa sua mesmo, hahaha)

    ResponderExcluir
  3. as vezes, lendo o seu blog eu me deparo com algo que eu já tenha pensado, sentido ou até escrito antes... e normalmente a ideia é a mesma... eu tb fico imaginando em quem você se inspira pra fazer os textos, sempre fica aquela duvida no ar e pans e isso me deixa agoniada as vezes. Saudade, algo que fica de alguém que não pode ficar. a prova real de que o passado valeu a pena... são tantas definições, tantas pessoas falam o que é, mas ninguém consegue falar como é sentir isso... pra uns, as tristeza, pra outros até alegria ou um vázio... eu sinceramente acho que quem inventou a distancia não sabia o que era saudade :}

    :*

    ResponderExcluir
  4. aproposito, como sempre você arrasou no seu texto xuxu :*

    ResponderExcluir
  5. ééé, pensamos sobre a mesma coisa o/
    asiuheiaushiu

    seu texto ficou foda, thi :')
    e saudade varia tanto, oscila de coisa pra coisa, de pessoa pra pessoa...mas no fim é o mesmo .
    e relaxa, ainda veremos muuuito nossos amigos formandos o/

    ResponderExcluir
  6. você não faz ideia do prazer que eu sinto ao ler seus textos! Sério, melhor do que orgasmos multiplos!! shauoihuoiahosa :x
    Gostei muito *-*

    (LL)

    ResponderExcluir
  7. esse é um texto especial pra mim, de coração! ainda mais agora, pq a cada vez que o leio, minha vida está mais de cabeça pra baixo, e, infelizmente, hoje a minha realidade é bem próxima do que ele retrata, em relação a praticamente todos que eu amo, admiro e queria poder ter ao meu lado pra sempre! queria saber escrever tão bem qto vc pra poder te agradecer e ver vc enxergar o qto é especial pra mim td o que vc escreve e o qto sempre me ajuda! nunca, nunca, nunca deixe de escrever, meu bom e velho amigo! *-* *:

    ResponderExcluir

Faça parte desse texto. Comente!