terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Avenida interditada


Se eu disser a palavra "protesto", que imagem vem a sua mente? Muito provavelmente a de um bando de pessoas desocupadas, segurando placas e cartazes, gritando qualquer asneira e atrapalhando o trânsito. É assim que o protesto passou a ser visto pelo senso comum. Se não foi esta a imagem que você pensou, meus parabéns!

Você já ouviu falar dos Caras Pintadas? Sabe quando e porque ocorreu? Muitas pessoas os confundem com os protestantes do Diretas
 
, da década de 80, que lutavam contra a ditadura militar, porém os Caras Pintadas só vieram aparecer em 92. No maior de seus protestos não foi possível se quer uma estimativa oficial de quantas pessoas foram. Eles perderam a conta lá pelas 800 mil, mas com certeza chegou a ser bem mais que isso. Foram milhões de pessoas protestando a favor da derrubada do então presidente Fernando Collor de Melo, que havia sofrido uma grave denúncia de corrupção. No dia 29 de Dezembro de 1992, o presidente renunciou ao cargo com a intenção de evitar inutilmente um processo que cassaria seu mandato.


(Ironicamente, 15 anos depois, este mesmo político que havia sido retirado do poder a base de protestos de milhões de pessoas foi eleito ao cargo de senador por Alagoas).

Por mais que hoje em dia não se fale muito deles, os Caras Pintadas são verdadeiros heróis. Achamos que é quase inimaginável realizar algo nos tempos de hoje parecido com o que eles fizeram anos atrás. Mas afinal, inimaginável por quê? Não se tinha tantos recursos de comunicação nos anos 90 como se tem hoje! Então, o que torna tal feito algo tão impossível para nós realizarmos atualmente?

Talvez seja o fato de que nos tempos de hoje temos mais o que fazer do que reunir com os amigos pra discutir política. Oh vidinha conturbada que nós temos! Quando não estamos nos matando de estudar, estamos cuidando do que restou da nossa vida social. Olhar os recados no Orkut, sair com os amigos... Não abrimos mão do nosso sábado com eles por nada! E depois, a política parece tão distante...
 
Olhando assim, percebo que conseguiram o que queriam. Arranjaram uma forma de nos imobilizar perfeitamente! Conseguiram tornar a política algo distante, algo para idosos discutirem. Hoje estamos acostumados com a merda que está a nossa política. Acreditamos que ela sempre foi assim e que nada podemos fazer além de falar o quanto nosso país é uma bosta, e que desejamos sair dele o quanto antes.

Mas espere ai! Há algumas semanas, o governador do Distrito Federal José Roberto Arruda foi preso por corrupção, não foi? Ok, é verdade que ele não está numa ela comum e provavelmente não ficará lá por muito tempo, mas há de convirmos que isso é um grande avanço! Quando você viu um político ser preso? Ainda mais governador! Eu lhes respondo: Nunca.

Ter um governador preso realmente não é nada bonito. É vergonhoso. Porém, ele é um político que infringiu a lei, e está sendo punido por isso! Não da forma efetiva, mas está sendo punido! E isso é sinal de que não é tão ridículo ter esperança na nossa política.

Este assunto pode não ser o favorito para muita gente, mas quem nunca se revoltou por assistir na TV pessoas roubando e saindo impune disso? Quem nunca teve vontade de explodir o congresso, pra ver se dava um jeito em tudo? Vontade de concertar as coisas não falta, o que tá faltando é ação! Em vez de descarregar todo o nosso ódio com a situação do país criando discursos de o quanto o Brasil é um lixo, por que não vamos nos informar sobre o que está acontecendo? Por que não agir? Porque a política é algo distante? Uma ova que é! Como acha que prenderam o Arruda? Posso lhes garantir que ficar diante de um monitor apertando F5 é que não foi.

As eleições estão chegando. Está ai uma boa oportunidade de melhorar as coisas. Vamos ver se colocamos no poder as pessoas certas dessa vez. E se quem for eleito fizer alguma besteira, nós temos o dever de tirá-lo de lá! Ele é um funcionário publico, ele trabalha para mim e para você. Faça com um político ruim o que faríamos com uma empregada ruim: Demita-o. Não é tão simples assim, é verdade, mas também é verdade que pro brasileiro as coisas nunca foram tão simples. Se tiver que ser à base de protesto, que assim seja! Protesto não são apenas pessoas gritando e segurando cartazes, como os ignorantes pensam, mas são pessoas que lutam por um ideal. Pessoas que acredito que são capazes de fazer alguma coisa para melhorar o lugar onde vivem. Pessoas que fazem aquilo o que muita gente não tem a coragem de fazer.

Andam dizendo por ai que a juventude está perdida. Nós vamos dar a razão a eles?

3 comentários:

  1. Nãaaaao, não vamos!! (:
    deu até vontade de votar esse ano!
    Aaah mlk, gostei muito desse texto, vou divulgá-lo.

    "Faça com um político ruim o que faríamos com uma empregada ruim: Demita-o." *-*
    shauioshaoias
    beeeijos thi :*

    ResponderExcluir
  2. muito bom o texto. É incrível como nossa juventude se preocupa mais com "a lei seca" que com os políticos. Afinal, eles pensam que a lei seca pode atingí-los, mas porque não a política?
    Ignorantes o nosso Brasil tem muitos, sabemos. Mas os poucos que tem atitude iniciemos os protestos e provemos para eles com argumentos lógicos que estamos certos, assim a idéia se expandi e ganhamos adeptos!
    Demita-os.

    http://luizlukas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. deu vontade de votar /2

    acho que a unica coisa que me desistimula é saber que nao é toda a população que pensa assim...infelizmente, vamos encontrar sempre uma grande massa preguiçosa, outra grande massa desinformada, gente que nao tem preparo educacional pra entender os problemas do país...e isso sinceramente, me frustra :/
    mas podemos mudar, acredito nisso !

    enfim, muito bom texto, thi :D
    bgs :*

    ResponderExcluir

Faça parte desse texto. Comente!