quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Manifesto do Ingênuo Sonhador


Pobre patriota, feito apenas para morrer num front de batalha qualquer. Um sujeito que dá a vida por uma causa forjada, e não percebe que tudo aquilo que ama o usa de forma fria, como um mero pião. O patriota é, antes de tudo, um ingênuo sonhador.

Ano que vem não haverá Copa do Mundo, por isso, tente se lembrar: em 2011, ser patriota é ser um idiota, comparável a alguém que se veste de papai Noel para entregar ovos de páscoa. Não sou eu que acha isso, mas todos nós sabemos que é assim que a coisa funciona por aqui.

"O Brasil não é um país para principiantes" (Tom Jobim)

À nossa pátria amada (salve salve!), xingamentos têm de sobra. O que está faltando mesmo são ações. Se está tudo tão ruim assim, por que não vemos mudanças? Não falo de aparecer um Chê Guevara canarinho e fazer uma puta revolução salvadora por aqui, mas apenas apresentar alguma saída. Das várias críticas que diariamente ouvimos ao Brasil, raramente encontramos sequer algum rascunho dum projeto de solução para o problema. Ou seja, a maioria das críticas é gratuita, sem qualquer intenção de mudar alguma coisa. Criticar sem agir é tão útil quanto reclamar da programação da TV e não trocar de canal. Por que no Brasil não vemos aquele instinto animal em todo mundo de mudar aquilo que está errado?

Não há reação do povo porque simplesmente não há nada de errado. Nossa pátria é feita por antipatriotas, e tudo o que mais queremos é ganhar dinheiro e sair logo daqui, "antes que o barco afunde". Então, pra que mudar o país se nós vamos pro exterior mais tarde? Acaba que ninguém dá valor algum para a terra em que pisa, afundando-a ainda mais no grande bolo fecal que ela se encontra.

O patriotismo, por mais forjado que seja, é um elemento fundamental para o desenvolvimento de uma nação. O patriota não é nenhum suicida, é apenas alguém que tem o desejo de ser útil, de se doar o mínimo que seja para um bem coletivo. Nenhum país chegará a lugar algum se aqueles que de lá nasceram não o valorizar. Para provar isto, basta ver as grandes potências: elas sempre foram extremamente patriotas, mesmo quando estavam em momentos de pesada crise.

Eu sou patriota, talvez o único que você conheça. Não sinto orgulho das rotineiras mortes diárias causada pela fome ou pela violência, nem da corrupção banalizada que talvez já faça parte da nossa cultura. Sou patriota pelo simples fato de querer mudar isso tudo como tantos outros querem, e não vai ser com um antipatriotismo de inércia, sentado num sofá apenas apontando os diversos podres do país que irei ter sequer alguma medíocre utilidade.

O Brasil está no buraco, e ao invés de nos apoiarmos para sairmos daqui, estamos ocupados demais apontando os culpados. Se fosse pra perder tempo, poderíamos ao menos nos ocupar com uma questão menos óbvia.

5 comentários:

  1. "Criticar sem agir é tão útil quanto reclamar da programação da TV e não trocar de canal."
    Arrasoooou thi!! Falou muito, e muito bem. Adorei. Estou nessa causa com vc. rs.

    "O patriota não é nenhum suicida, é apenas alguém que tem o desejo de ser útil, de se doar o mínimo que seja para um bem coletivo." Bom, é aquela história que eu falei. Para a gente poder ajudar um país (no caso), precisamos nos sentir parte dele. Thi, isso é desafio, me responda: O que é ser brasileiro? Será que é "não desistir nunca" mesmo? Como é fazer parte do Brasil pra você?
    Acho que isso renderia mais um bom texto no blog. Aguardo respostas. Beeijos (L)

    ResponderExcluir
  2. Acho que não precisa ser necessáriamente patriota pra poder fazer as coisas funcionarem de uma forma melhor, você não precisa amar seu país para estender a mão a alguém que precise, acho que talvez mais do que patriotismo, necessitemos mesmo é de, basicamente, começarmos a ser humanos.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do que escreveu sobre o patriotismo. Na época da copa escrevi esses dois também sobre patriotismo, se quiser ler...

    http://olharmendigo.blogspot.com/2010/06/e-pois-e.html
    http://olharmendigo.blogspot.com/2010/07/patriotismo-ii.html

    ResponderExcluir
  4. Brasil, sendo 7 maior economia mundial é estar no buraco? Parece que você não entende nada de economia!
    Temos problemas? SIM! Muitos? SIM!
    Somos um país subdesenvolvidos ainda? NÃO!
    brasil é um país emergente, rico mas infelizmente com riqueza desigualmente dividida.
    Brasil cresceu muito nos ultimos 10 anos, visto que teve apenas cerca de 200 anos para se desenvolver, visto que os outros 300 fora colônia de exploração. Enquanto essas potências européias com 1000 anos de desenvolvimento, perdem na economia pro Brasil. Que Já Superou na economia Itália, Espanha, Reino Unido... etc
    Busque se informar, o Brasil não é isso que você postou ai não, isso são conceitos de 10 anos atrás! Nosso país cresceu muito em muito pouco tempo.

    ResponderExcluir
  5. Antes de mais nada, gostaria de agradecer a todos que comentaram. O objetivo desse texto era levantar mesmo levantar alguma polemica sobre a postura do brasileiro perante ao seu país.

    Tentarei ser breve.

    Anônimo,

    Gosto do jeito que você pensa e concordo que a economia do país de fato cresceu bastante. Como você disse, tivemos pouco tempo para nos desenvolvermos tanto.

    Quando disse que o Brasil estava no buraco, não me referia a sua economia. O Brasil é um país rico em recursos, de fato. Porém, como disse Adam Smith, “a riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.”

    Sinto muito, mas de forma alguma poderei concordar com você em dizer que o Brasil é um país desenvolvido sabendo que 11 milhões de brasileiros estão ameaçados pela fome.

    A 7ª maior economia do mundo em 88ª no ranking mundial da educação. Não é só de dinheiro que se faz um país desenvolvido.

    ResponderExcluir

Faça parte desse texto. Comente!