sexta-feira, 2 de abril de 2010

Promotoria pública


Nesta última sexta-feira (26/03), Alexandre Nardoni e Ana Carolina Jatobá foram condenados a pena máxima pela morte da menina Isabela Nardoni. Esse foi um dos casos policiais mais repercutidos da história brasileira, e há quem diga (com alguma razão) que de tão repetido se tornou também um dos mais irritantes. Sendo isso verdade ou não, existe uma particularidade neste caso que o torna diferente - e talvez um tanto mais importante - dos demais. Não sendo por outro motivo, ele será tratado neste blog.

Não é novidade pra ninguém que, além da Isabela, existem várias outras crianças sendo atiradas por janelas de todo o Brasil, ou sofrendo qualquer outra atrocidade ainda pior. Também não é nenhuma novidade que existem muitos outros seres como Alexandre Nardoni que cometem crimes semelhantes a este e não são devidamente punidos (isso quando são punidos).

Porém, por motivos bastante sensacionalistas, o caso específico de Isabela Nardoni foi bastante repercutido, ao ponto de comover todo país. O povo se mobilizou e exigiu a punição do pai e da madrasta da menina. Pessoas de todo o país foram até São Paulo assisti-los sendo degolados no tribunal. E o que aconteceu? Eles foram condenados a pena máxima pelo crime que cometeram.

(Após o anúncio da sentença,ocorreu uma verdadeira festa do lado de fora do Fórum de Santana, com direito a inclusive uma queima de fogos de 3 minutos).

Façamos uma breve reflexão: Se este caso não tivesse sido tão repercutido, você acha que os acusados teriam sido penitenciados de forma tão severa? É aí que se encontra a peculiaridade nessa história. Se o país não tivesse se mobilizado da forma que fez para exigir justiça, os réus jamais teriam sido condenados de tal forma!

Façamos uma segunda breve reflexão: Com a condenação do pai e da madrasta da menina, sua vida mudou em quê? Pode ser que alguns tentem enrolar dizendo que isto serviu para dar esperança ao país, pois somos um povo carente de justiça e bla blá blá, mas a resposta é uma só: Em nada. Dois sujeitos foram presos, mas pessoas não deixaram de morrer em filas de hospital, em buracos de estrada, e em impostos de renda.

Entretanto, observem que tal condenação só ocorreu graças à mobilização do povo brasileiro. Em outras palavras, se não tivesse havido tanta divulgação desse caso, se não tivesse havido toda essa comoção nacional, com toda a certeza o pai Alexandre Nardoni e a madrasta Ana Carolina Jatobá jamais teriam sido submetidos a tal penitencia.

Quem sabe então a morte dessa menina não tenha sido em vão? Quem sabe ela não tenha apenas servido para que se soltassem fogos na frente de um fórum, mas sim para mostrar pra todo um povo o poder que ele tem? Se assim tiver sido, temos mesmo bons motivos para comemorar! Caso o contrário, se não tivermos aprendido nada com essa longa e sensacionalista história, é melhor que guardem os fogos de artifício, pois no caso de Isabela Nardoni não houveram ganhadores....

...apenas dois culpados.

Um comentário:

  1. Façamos uma segunda breve reflexão: Com a condenação do pai e da madrasta da menina, sua vida mudou em quê? Pode ser que alguns tentem enrolar dizendo que isto serviu para dar esperança ao país, pois somos um povo carente de justiça e bla blá blá, mas a resposta é uma só: Em nada. Dois sujeitos foram presos, mas pessoas não deixaram de morrer em filas de hospital, em buracos de estrada, e em impostos de renda.


    o caso, thi, é que a mudança não vem de um dia pro outro. eu não posso pensar assim 'olha só quantas coisas ruins acontecendo, quantas mortes em filas de hospital, em buracos de estrada, e em impostos de renda' e não fazer nada. o povo tem SEDE de justiça, felizmente somos assim. é uma pena que pra ela ser feita, precise de tanta repercução, mas se não tem outro jeito, que seja assim. o caso da isabela é INCONTESTÁVEL, o pai e a madrasta mataram a filha a sangue frio, sem dó nem piedade. uma criança, sem condições mínimas pra se defender. isso nos revolta, nos comove, o próprio pai... a condenação dos dois serviu somente de EXEMPLO, para que outros filhos da puta como esses dois saibam o que os aguarda, para que vítimas como a mãe de isabela tenham um motivo pra seguir em frente mesmo com uma perda tão grande, de alguém que tanto ama. lamentamos que seja raro esse tipo de caso, mas é de grão em grão que a galinha enche o papo. de caso em caso a justiça será feita, assim eu acredito né?! bj thi, bom texto!

    ResponderExcluir

Faça parte desse texto. Comente!